domingo, 4 de outubro de 2009

Sinopse

A vida dos cientistas tal como ela é: como se começa a carreira de investigação, como é que se conjuga o trabalho com a família e amigos, ficar ou ir embora de Portugal, o que são os orientadores e o que fazer quando desorientam. O que são bolsas e empregos científicos? De que vivem, o que querem, de onde vêem e para onde vão?

Só vale a pena ser cientista se for para descobrir a cura definitiva do cancro, a vacina para o HIV ou ganhar o prémio Nobel?

Cientista que se transformaram em actores para explicar tudo isto e mais, num espectáculo de teatro fórum que tenta responder à grande pergunta:

Afinal, de que é que falamos quando falamos de cientistas?
_____

O Teatro-Fórum é um género teatral que pede a actuação da plateia na discussão dos conflitos apresentados em palco: os espectadores transformam-se também em actores para ensaiarem possíveis resoluções ou novas formas de discutir as questões apresentadas.
Este espectáculo foi uma encomenda para a Noite dos Investigadores 2009, que se celebrou a 25 de Setembro em várias cidades europeias - em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian.

Partindo das vidas e conflitos familiares, sociais e laborais dos cientistas que integraram o grupo criámos as várias situações que apresentamos em palco - pedimos então aos espectadores, que tem a possibilidade de se transformar em actores, que venham experimentar connosco novas formas de enfretar os conflitos. O teatro torna-se assim balão de ensaio da realidade, permitindo criar, procurar e tentar encontrar novos modos de viver.

O Teatro fórum é uma técnica desenvolvida pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal e que tem sido usada como ferramenta de empowerment comunitário e social. Aqui é usada para dar voz aos cientistas – e desta forma promover também a sua aproximação com o público em geral, dando uma perspectiva pouco conhecida da sua realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário