domingo, 4 de outubro de 2009

David Marçal (n. 1976, Lisboa)






Licenciado em Química, Doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa, actualmente bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia para divulgação e promoção da ciência.

Foi jornalista de ciência no Público por um curto período de tempo, é especialista em textos humorísticos que envolvam ciência que tem publicado regularmente no Inimigo Público, suplemento satírico do Jornal Público.

Colaborou com o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa entre 2006 e 2007, como actor e criativo, na fixação e elaboração de textos.

Este ano assinou quatro espectáculos originais de teatro sobre ciência:
- De que falamos quando falamos de cientistas?, um espectáculo de Teatro-Fórum, em co-autoria com Romeu Costa e Joana Lobo Antunes
- Cientistas de Pé: Stand-up Comedy com cientistas e sobre ciência, onde é responsável pela direcção de texto
- Stupid design, uma sátira às teorias do "desenho inteligente" que procuram travestir o criacionismo como ciência. Com o actor Carlos António e encenação de Amândio Pinheiro.
- Nascer da Evolução, com o actor Claudio Silva a contracenar com cientistas coimbrões (Carlos Fiolhais e Paulo Gama Mota, entre outros), numa encenação de Amândio Pinheiro para o texto de David Marçal com André Levy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário